Ao decidir fazer seu processo de cidadania italiana logo vem a dúvida: devo reconhecer no Brasil ou Itália?
Para tomar essa decisão muitos fatores precisam ser levados em consideração, desde o tempo que você pretende levar para concluir o processo até quanto pode gastar.
O processo nos dois países chegam ao mesmo ponto: te reconhecer como cidadão italiano, entretanto seguem caminhos distintos e atendem a objetivos diferentes.
Entre reconhecer sua cidadania no Brasil ou na Itália, não existe uma escolha certa ou errada, tudo vai depender de quais são seus objetivos, qual é a sua disponibilidade financeira e de tempo, entre alguns outros fatores.
Para te ajudar a entender melhor as vantagens e desvantagens de cada um dos processos e a definir qual é a melhor opção para você e para a sua família, listamos as principais diferenças entre o processo de reconhecimento de cidadania italiana no Brasil e na Itália.
Tempo
O primeiro fator a ser levado em consideração ao decidir se irá fazer o reconhecimento na Itália ou no Brasil é o tempo. Isso porque há uma grande diferença entre o tempo que o processo leva para ser concluído em cada um dos países.
Tempo cidadania italiana no Brasil
No Brasil existem seis consulados italianos, e uma embaixada, que ficam nas seguintes cidades:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Curitiba
- Porto Alegre
- Belo Horizonte
- Recife
- Brasília (Embaixada)
Cada um deles tem sua própria fila e tempo de conclusão do processo diferente.
Ao entrar na fila do consulado de São Paulo, por exemplo, a previsão é que você seja chamado para apresentar a sua documentação dentro de 12 anos.
Enquanto isso o tempo pode ser menor nos outros, mas não espere para menos de 6 anos.
Lembrando que você só pode solicitar o reconhecimento da cidadania italiana no consulado ou embaixada que atende ao estado da sua residência.
Tempo cidadania italiana na Itália
Na Itália, o processo realizado leva cerca de três meses, podendo variar para mais ou para menos dependendo do Comune que você escolher.
É importante lembrar que o processo na Itália exige que você seja residente do país durante todo o tempo em que seu reconhecimento estiver sendo feito.
Esse ponto pode ser muito interessante para algumas pessoas, mas inviável para a realidade de outras.
Também não se pode esquecer que antes de partir para a Itália será preciso montar uma pasta com todos os documentos necessários para cidadania italiana.
Esse processo pode levar algum tempo, dependendo do caso da sua família e quais informações e documentos você já tem em mãos.
Custos
O segundo fator importante a ser levado em consideração ao escolher entre o Brasil e a Itália para fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana é o montante de dinheiro que você está disposto a investir.
Custos cidadania italiana no Brasil
Ambos os processos terão custos, mas sem dúvida, fazer no Brasil sai muito mais barato. As despesas para fazer o processo via consulado estão voltadas para pesquisa, busca e organização de documentos.
Custos cidadania italiana na Itália
Enquanto isso, fazer o processo na Itália envolve todos os custos citados anteriormente além da tradução e apostilamento dos documentos brasileiros, passagens aéreas, moradia e alimentação na Itália por um período de pelo menos 3 meses.
Experiência
Além do tempo e dos custos, outro fator é muito importante ao decidir entre fazer sua cidadania no Brasil ou Itália: a experiência.
Reconhecer a cidadania no Brasil é ideal para quem não pretende ou não pode mudar de país imediatamente e está atras da cidadania pensando em um futuro distante.
Por outro lado, reconhecer a cidadania na Itália é uma experiência que envolve morar no país de origem da sua família por pelo menos 3 meses.
Quem deve fazer a cidadania no Brasil
Fazer o processo no Brasil é uma experiência interessante do ponto de vista da pesquisa.
Ao reunir os documentos necessários você tomará conhecimento sobre a origem da sua família e poderá descobrir informações sobre a cidade que eles viviam, como chegaram ao Brasil, etc.
No entanto, enquanto o processo corre sua vida continuará igual e no fim do processo você se torna cidadão italiano.
Portanto, essa escolha é a melhor para quem não pode sair do Brasil por motivos de trabalho, família, etc.
Quem deve fazer a cidadania na Itália
Fazer a cidadania na Itália, por outro lado, envolve uma mudança de vida, pois você terá que viver no país por pelo menos 3 meses.
Essa experiência passa por várias etapas, desde a pesquisa genealógica, a reunião dos documentos, apostilamento e tradução, até a viagem para a Itália, o processo de reconhecimento e a emissão do passaporte.
Esse procedimento é mais adequado para quem precisa da cidadania imediatamente seja para viver na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia.
Conclusão
Por fim, para decidir entre fazer seu reconhecimento no Brasil ou Itália coloque na balança os prós e contras de cada um e analise o que vale mais a pena.
Leve em consideração qual é o seu objetivo ao tirar a sua cidadania e qual a urgência que você tem em realizá-lo.
Se você precisar de ajuda para descobrir a origem da sua família ou para buscar documentos em território italiano, entre em contato conosco.
0 comentários