Você descobriu que tem direito a solicitar o reconhecimento da cidadania italiana e quais são os documentos necessários para o processo, agora não faz ideia por onde começar para descobrir as origens da sua família?

Aqui vamos te mostrar o passo a passo do que é preciso fazer para encontrar essas informações e poder dar início ao processo do reconhecimento da sua cidadania italiana.

Respire fundo antes de ficar desesperado por não saber de que região da Itália seu parente italiano era, quando ele nasceu e até mesmo qual era o seu nome inteiro.

Saiba que a grande maioria das pessoas que tiveram suas cidadanias reconhecidas passaram pelo mesmo processo, não desanime e vamos em frente.

Converse com seus familiares

Uma boa dica de como obter informações a respeito do passado da sua família é: converse com seus familiares.

Ao acessar as recordações de família, você poderá encontrar um caminho muito eficaz e interessante para descobrir as origens dela.

É comum que seus pais, avós ou bisavós tenham informações referentes ao passado da família, como de onde seus ascendentes vieram, em que cidade se estabeleceram, quando chegaram ao Brasil, etc.

Por isso, não deixe de conversar com seus pais, tios, avós e todas as pessoas da sua família disponíveis.

Monte sua árvore genealógica

Seu processo de investigação para descobrir as origens da sua família começa por montar sua árvore genealógica.

Essa busca começa nos tempos atuais e segue para trás, ou seja, primeiramente reúna as informações das pessoas vivas e a partir dai vá obtendo informações dos parentes mais distantes.

Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre seus parentes é importante solicitar aos cartórios as certidões em inteiro teor.

Nesse modelo de documento estão descritos minuciosamente detalhes como nome dos pais, cidade e data de nascimento, entre outras.

Tenho todas as certidões brasileiras, e agora?

Ao obter todas as certidões dos parentes brasileiros, começa a busca pelo documento italiano do seu dante causa.

Para conseguir esse documento é preciso saber onde ele nasceu, sua data de nascimento e o nome dos seus pais.

Esse, sem dúvida, é momento mais difícil ao reunir os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana.

Mas fique calmo, com um pouco de calma e espirito de detetive você pode chegar mais perto de descobrir as origens da sua família.

Local de nascimento do dante causa

Provavelmente o único documento que você tem desse parente é sua certidão de óbito.

Esse documento, muitas vezes, não possui detalhes do local de nascimento da pessoa, já que foi declarada por terceiros.

Uma forma que aumenta suas chances de conseguir informações sobre o local de nascimento do seu dante causa é através da certidão de casamento do mesmo.

Uma vez que o próprio reuniu os documentos e forneceu as informações necessárias para o matrimônio é mais provável encontrar informações corretas.

Caso seu antepassado tenha se casado no Brasil, fica mais fácil localizar essa certidão, busque nas cidades onde ele morou, principalmente naquelas em que eles tiveram filhos.

Data de nascimento do dante causa

A data de nascimento do seu dante causa pode ser precisa, quando essa informação consta em alguma das certidões.

Se isso não ocorrer você pode obter uma data estimada, quando a única coisa de que se tem conhecimento nas certidões for a idade.

Se assim for será preciso fazer um cálculo para saber o ano de nascimento.

Encontrei informações sobre o meu dante causa, e agora?

Caso você tenha encontrado as informações que procurava é hora de entrar em contato com os órgãos italianos que conservam os registros do seu dante causa.

Eles podem estar em um comune ou em uma igreja.

Não encontrei informações sobre o meu dante causa, e agora?

É possível que você tenha percorrido todo esse caminho, mas ainda assim não tenha obtido informações precisas ou não obteve informação nenhuma sobre a origem do seu dante causa.

Nesse caso considere a possibilidade de contratar um profissional para te ajudar. Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.

 


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *